BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Amor é Fodido de Miguel Esteves Cardoso


Terminei esta semana de ler mais um livro, como eu gosto de ler!! 
Sendo uma fã de Miguel Esteves Cardoso, não resisti depois de me falarem deste livro e de a minha A. ter-me perguntado o que queria de prenda de aniversário, disse-lhe o livro, e desde já obrigada minha querida. Este livro fala amor, claro, mas principalmente do que esse amor nos pode provocar como no bom termo da palavra, mas também no mau termo, como se costuma dizer, pode estar à frente dos nosso olhos, nós é que não queremos ver. 
Não é um livro que aconselho todos a ler, mas sim a quem gosta de Miguel Esteves Cardoso, lê-se, por vezes até chateia ser sempre a mesma coisa...

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Fácil e o Díficil

"O que é uma mulher difícil? Fiz uma ronda via sms a uma dúzia de homens e recebi várias respostas previsíveis e uma brilhante. As respostas óbvias incluíam: uma mulher difícil é aquela que nunca sabe o que quer; a que nunca está satisfeita; a que não gosta de sexo; a que embirra por tudo e por nada; a que vive a queixar-se. A resposta brilhante foi: uma mulher difícil é aquela que não sabe aquilo que eu quero. E um homem difícil? - perguntei uma segunda ronda. O mesmo homem respondeu-me: isso não existe, não hã homens difíceis quando as mulheres sabem lidar com eles.
Não professo a teoria simplista de que a mulher seja mais complicada do que o homem, embora acredite que não há nada simples que uma mulher não consiga complicar e nada complicado que uma mulher não complique ainda mais. As mulheres gostam tanto de complicar como os homens gostam de simplificar. Mas também há muito homens que se enquadram na categoria dos Complicadinhos da Silva, aqueles que têm medos, traumas, pregos na cabeça, inseguranças, casos mal resolvidos, que nunca fazem escolhas e são incapazes de tomar decisões, que levaram um par de patins ou um par de outras coisas, que detestam as mulheres, embora precisem delas, que quantos mais anos passam menos as entendem, que não sabem nem amar nem ser amados, nem dar nem receber, nem têm a menor ideia do que é estar à mesa ou na cama com uma mulher. Se pensarmos que alguns destes vivem convencidos de que são óptimos, tudo se complica ainda mais.
Uma mulher pode ser complexa, mas só é difícil se for neurótica. Um homem complexo já é um homem difícil. Porquê? Porque um homem que tenha a cabeça arrumada é fácil por natureza. As suas ambições são, afinal, simples e caras: ele quer ser feliz, ter um trabalho que o realize, dinheiro suficiente para não ter de fazer contas e uma mulher bestial com quem tenha uma boa relação dentro e fora da cama. E, de preferência, que saiba o que ele quer. É claro que ele também ambiciona um carro com mais cavalos, um prémio no fim de ano com mais zeros e sonha em ser o Flavio Briattori por um dia, mas se isso não suceder, não mergulha em depressão e continua o seu caminho.
A questão de fundo aqui é que uma mulher só sabe o que um homem quer se ela também souber o que quer para si própria. E se souber explicar-se. E se acreditar que o que ela quer é bom para ela, para que, quando dá ao seu parceiro o que ele quer, não lhe esteja a fazer um favor a ele, mas a ela mesma.
Uma mulher complicada não é, afinal, assim tão diferente do homem problemático. Também tem os seus medos, os seus traumas, a sua colecção de patins no roupeiro, bem como de outros endereços incompatíveis com o uso de chapéus. A grande diferença está entre as mulheres que andam para a frente, como faz a maior parte dos homens, e as que se deixam amargar ou endurecer. Quando elas caem nessa ratoeira, perdem a graça. E eles também. O jogo do fácil e do difícil deixa de se jogar, porque as pessoas desistem e, ao contrário dos contos de fadas, ficam difíceis para sempre. E ninguém é obrigado a aturar um difícil para sempre."

De Margarida Rebelo Pinto in Onde Reside o Amor

domingo, 30 de janeiro de 2011

O Homem da Carbonária

Depois de muito e muito adiado, estou a ler "O Homem da Carbonária" de Carlos Ademar. Uma história reflectida sobre a sociedade portuguesa nos anos 20 passada em Lisboa, a minha cidade...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Do livro da Margarida...

... logo para primeira história comoveu-me, as lágrimas caíram, fez-me ver que devemos atirar as laranjas ao ar... Aqui deixo uma das histórias ou cartas.


""Laranjas ao Ar""

Querida Maria:

Pega no telefone e liga-lhe, não tens nada a perder. Diz-lhe que tens saudades dele, que ninguém te faz tão feliz, que os teu dias são secos, frios e áridos como um deserto imenso sem oásis nem miragens, sempre que não estão juntos. Pega no telefone e liga-lhe, e se ele não atender, deixa-lhe uma mensagem. Ou então escreve-lhe um sms a dizer que queres estar com ele. Não te alongues nem elabores, os homens nunca percebem o que queres deixar cair nas entrelinhas. Tens de ser clara, directa e incisiva. E não podes ter medo, porque o medo é o maior inimigo do amor. Lembra-te disto, cada vez que deixares o medo entrar nas tuas veias, ele vai gelar-te o sangue e paralisar-te os nervos, ficas transformada numa estátua de sal e morres por dentro.
Já fui como tu,  sobrevivente à procura de uma luz que me levasse por um caminho com menos pedras. Às vezes ficava tão cansada de passar pela vida sozinha que desmaiava de repente, assim do nada, só para descansar um bocadinho. Depois, tudo mudou. Mas demorou tempo, foi gradual. Não foi amor à primeira vista, foi um amor plantado e criado como uma árvore. Ele era o meu melhor amigo e estava lá todas as semanas, depois quase todos os dias. A pouco e pouco, sempre com muito cuidado, ele foi entrando na minha vida. Aprendeu a ouvir-me e a aceitar-me sem máscaras, aprendeu a morada da escola dos meus filhos, aprendeu a ser um homem de família a meu lado. E eu aprendi a ser feliz.
A vida é uma incógnita, hoje estás aqui, amanhã podes ficar doente, ou cair-te um piano em cima quando fores a andar na rua. Ainda há pessoas que atiram pianos pela janela, sabias? Nunca se sabe o que será o dia de amanhã, por isso não percas tempo, pega no telefone e liga-lhe. Tenho a certeza de que ele te vai ouvir, tenho a certeza de que ele te vai ajudar, tenho a certeza de que ele à sua maneira - e é tão estranha a forma como os homens gostam de nós -, ainda gosta de ti. Mesmo que já não te ame, ainda gosta de ti, como tu vais aprender a gostar dele quando a vida te obrigar a desistir desse amor.
Ele está longe, mas olha para ti por entre memórias, presentes e flores. À noite, entre sonhos alterados pelo álcool e as drogas leves. tu apareces-lhe na cama e ele volta a sentir o cheiro da tua pele e volta a amar-te com todas as suas forças. Ainda que não acredites, tu viverás para sempre nele, tal como ele vive em ti, na memória das tuas células, num passado que pode ser o teu escudo, mesmo que não seja o teu futuro.
Pega no telefone e liga-lhe. Fala com ele de coração aberto, diz-lhe que o queres ver, chora se for preciso, pede-lhe que te diga que sim ou que não. Se for preciso, por mais que te custe, pede-lhe para te escrever a palavrão NÃO. pede-lhe uma resposta para o teu coração. Mais vale saberes que acabou tudo do que viveres com as laranjas todas no ar, qual malabarista exausto, sem saberes como nem quando elas vão cair. Mais vale chorar a tristeza de uma amor perdido do que sonhar com um oásis que se transformou numa miragem.
Pega no telefone e liga-lhe. Liga-lhe as vezes que forem precisas até conseguires uma resposta, a paz de uma certeza, mesmo que essa certeza não seja a que desejavas ouvir. Mas não fiques quieta, à espera que a vida te traga respostas. A vida é tua, tens de ser tua vivê-la, não podes deixar que ela passe por ti, tu é que passas por ela. E quando todas as laranjas caírem, apanha-as com cuidado, guarda-as num cesto e muda de profissão. O circo é para quem não tem casa nem país, não é vida para ninguém. Guarda as laranjas num cesto, e leva-as para casa e faz um bolo de saudades para esquecer a mágoa. E nunca deixes de sonhar que um dia, tal como eu, vais encontrar alguém mais próximo e mais generoso que te ensine a ser feliz, mesmo com todas as pedras que encontrarem no caminho. Larga as laranjas e muda de vida. A vida vai mudar contigo.
Sempre tua, 
Pat

Quem ler este post pergunta porque o escolhi e escrevi-o aqui, isto porque estive inúmeras vezes com o telemóvel na mão, mas não tive coragem de ligar, ou mandar um sms. Deixei-me levar pelo medo...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

As Leituras...

Tal como já falado, ando com falta de leitura de livros, e já que a minha preferência, Margarida Rebelo Pinto escreveu mais um livro, aí vou eu lê-lo. Hoje apeteceu-me passei na fnac e lá estava ele, entre muitos, há minha espera!! Portanto inicia-se hoje a leitura de 
""A Minha Casa é o teu Coração""
Estou confesso com grande curiosidade para saber o que existe de bom dentro dele, deixarei por aqui as minhas conclusões à medida que o for lendo!!

Deixo já um cheirinho que vem na capa:

O amor está antes e depois de tudo porque
há sempre uma nova forma de o viver.
O amor está em cada gesto que o fazemos, 
tem as cores da amizade, da devoção,
da maternidade, da família, do trabalho,
da casa, da vida de todos os dias.

sábado, 27 de novembro de 2010

Próxima Leitura...

""A Minha Casa é o Teu Coração""

de Margarida Rebelo Pinto


O 16º livro da autora surpreende pela forma de dar voz ao sentir, pelo original puzzle narrativo cujas peças começam a encaixar-se história após história e pela intensidade emocional. Em A Minha Casa é o Teu Coração não há meias histórias, não há meias intenções nem há meios amores. Há, sim, um retrato vivo das intrincadas relações humanas e uma revelar das pequenas surpresas da vida.
Este é um livro de histórias entre amigas, entre amantes, de mulheres para mulheres, de homens para mulheres e de mulheres para homens. Cada história é uma viagem pela condição humana. A amizade, a cumplicidade e a razão estão do lado do amor, da paixão, do abandono, da desilusão e da descoberta.
Assim como nos livros Diário da Tua Ausência e O Dia em que te Esqueci, A Minha Casa é o Teu Coração espelha a realidade tal como ela é: sem subterfúgios, sem pretextos, sem rodeios. A confirmar a voz única de Margarida Rebelo Pinto no universo literário português.


Umas das minhas grandes preferências, e mais uma vez está de volta, ainda esta semana espero ter um pouquinho do meu tempo para passar na fnac e comprar.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Leituras

Hoje dei por terminada a leitura do meu livro anteriormente mencionado, não o estava a ler desde ontem, mas sim desde segunda-feira. Hoje dei-o por terminado no metro, por agora mesmo já tendo outro pronto para ler, as minhas leituras vão ficar reservada e só reservadas para o livro de código, faltam apenas duas semanas para efectuar o meu exame, esqueci-me de dizer que adiei, e não fui fazê-lo no dia 2 de Setembro, como previsto, fica agora para dia 24, penso que sexta-feira. Agora resta-me tirar duvidas com o prof no sábado e fazer muitos e muitos testes no computador.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A ler

"" Ainda Bem Que Estás Aqui ""
Um livro de Maria Daniela Raineri

Aos dezassete anos, Allegra sente-se invisível: os pais ignoram-na, os colegas da escola nova não socializam com ela e o belo Gabriele, com quem sonha de noite, trata-a como se ela fosse sua irmã.
Por outro lado, Luísa, de trinta e cinco anos, sente-se sufocada. É solteira, vive a crise dos trinta anos e divide o seu afecto entre as duas únicas amigas e o amante. em part-time, claro, porque ele é casado.
Allegra e Luísa não se conhecem, até que um acidente vem juntá-las. E se ao princípio a convivência é tempestuosa, acabam por tornar-se melhores amigas.
Com a sua escrita cinematográfica, envolvente e directa, Maria Daniela Raineri conta-nos a história de duas mulheres de gerações diferentes, com as suas lágrimas e os seus sorrisos.


domingo, 15 de agosto de 2010

I need...

Neste momento estou sem um dos meus gostos, a leitura, acabei o livro do chocolate em pleno metro, tiro a conclusão nós mulheres somos assim, e que são os três desejos lá descritos que nós procuramos.
Ainda me resta o segredo do amor, comecei a ler, mas ainda não terminei, mas ele vai comigo para acompanhar nas férias para poder terminá-lo.
Mesmo assim espero amanhã ter um cadinho à tarde para passar na fnac (a minha biblioteca) para adquirir um ou dois livros, isto porque além do meu desconto por ter cartão, tenho também a campanha que eles estão neste momento a divulgar, por isso é de aproveitar.
Sou uma leitora dependente, mas prefiro comprar os livros para depois de algum tempo (mas mesmo muito tempo) poder ler novamente.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tomar nota!

"" Não vivas a salvo, vive a sério! ""

Frase retirada do livro que me tem feito companhia - Homens, Dinheiro e Chocolate de Menna Van Praag

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Segredo

Com tantos livros que leio, de momento passei a fase de Margarida Rebelo Pinto (uma das minhas escritoras favoritas) e passei para outras leituras. Como podem ter reparado na parte de "na mesinha de cabeceira" está um novo livro "O Segredo".
Com tanta hesitação e distância que fazia do livro por compara-lo a outros, arrisquei a compra-lo, e por acaso, ia a passar na fnac com umas intenções e acabei por deparar-me com ele, com uma edição especial, no qual pensei para mim "é agora ou nunca" ainda hesitei, mas por fim trouxe-o.


Não estou de todo arrependia, ando a deliciar-me com a leitura dele, é bem melhor do que parece, ainda pensei que ele fosse do tipo auto ajuda, mas não, tem um pouco, mas não se resume só a isso. Tem sido mesmo uma excelente aventura, sobre alguns ensinamentos da vida, pormenores que nos escapam com uma grande facilidade, pensamos nós que não são importantes, pequenas coisas que fazem a grande diferença.
Como ainda vou com algumas páginas do livro, não sei se ele se resume só a esta parte, mas estou na parte da diferença que querermos as coisas, e da forma como as pensamos, como as imaginamos, em que os pequenos pensamentos fazem uma grande diferença.
Este livro que é composto por vários autores e frases, citações, pensamentos dos mesmo, irei aqui deixar alguns que me despertam mais interesse para partilhar.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Livro - "O Dia Em Que Te Esqueci"

Andava aqui a visitar outros blogs, a desfrutar-me e a saborear da escrita de alguns amigos... Quando num passar de um deles encontrei um novo livro da escritora Margarida Rebelo Pinto. Como gosto da sua escrita e identifico-me com a mesma, e visto também já ter lido algumas das suas obras como "Diário da Tua Ausência" ao qual fiquei sua fã e devoradora dos seus livros, eis que me chamou a atenção o seu recente livro...


"" O Dia Em Que Te Esqueci ""

É claro como aprecio a sua escrita e também sigo a mesma, não hesitei em procura-lo e até mesmo compra-lo!! Aproveitei a onda das compritas... :P